Prova social: Qual importância + template bônus editável

Prova social: Qual importância + template bônus editável

Saiba como a prova social pode ser um ótimo aliado para gerar mais oportunidades de negócio para sua empresa e aproveite para personalizar uma ferramenta para captação de avaliações.

Você sabe o que é prova social?

A prova social (também conhecida como influência social informacional) nada mais é do que feedback e indicativo de pessoas que em algum momento tiveram uma experiência com uma empresa ou com um de seus produtos.

Logo, as provas sociais vão sendo construídas por meio de avaliações de outras pessoas que tiveram contato com algum serviço ou produto ofertados por uma empresa. Isto tende a se tornar um forte elemento de persuasão para o marketing, visto que um alguém que experimentou algo primeiro e deixa uma avaliação positiva, contribui para a tomada de decisão na hora da compra.

Como pode imaginar, a opinião dos outros tem uma grande influência na decisão da compra e, portanto, manter um bom relacionamento entre a empresa e o cliente é fundamental, posto que os comentários são essenciais para o fortalecimento e confiança da marca.

Com o crescente avanço da tecnologia, popularização e facilidade do acesso à internet, grandes grupos de pessoas passaram a expressar suas opiniões acerca de uma marca em diferentes plataformas, dentre elas está o Google Meu Negócio, reclamação em sites de opinião, Facebook, Instagram e outras redes sociais. Claro, a tecnologia não exclui o mais famoso e antigo modo de marketing de boca a boca.

A variedade de fontes de feedback na rede fez com que consumidores tivessem conhecimento quanto à qualidade de um serviço prestado e de produtos sem antes precisar comprá-lo, baseando-se apenas nos indicativos deixados por outras pessoas. Com esta nova prática, as provas sociais começaram a ter um peso muito importante para o crescimento de um negócio e também fazem muita diferença na presença digital de uma empresa.

Para negócios locais, uma ferramenta muito utilizada para reforçar a prova social é o Google Meu Negócio, nas próximas linhas abordaremos melhor essa ferramenta.

Google Meu Negócio: Sua empresa nas páginas do Google

Quando você pesquisa um hotel em determinada cidade, para passar um fim de semana agradável, em que lugar você faz as pesquisas? Tenho certeza que você pensou em GOOGLE, certo? 

Isso porque o Google é uma rede de intenção, onde são dadas ao usuário respostas conforme sua pesquisa, sendo assim possível uma conversão mais efetiva. Para os negócios locais, ou seja, empresas de sua região ou localização, o Google também disponibiliza uma ferramenta poderosa chamada Google Meu Negócio, uma solução gratuita que divulga uma ficha ou perfil empresarial nos resultados de pesquisas, no Google Maps e uma série de outros benefícios para as empresas que por lá atuam, aliás, todo mundo tem acesso aos dados abertos da sua empresa ao pesquisar por ela no Google.

Pesquisa da empresa no Google
Figura 01: Pesquisa da empresa Tekz no motor de buscas do Google

Além da empresa possuir uma presença online de destaque ao ter um perfil no Google Meu Negócio, as pessoas podem encontrá-la simplesmente pesquisando por serviços e produtos disponibilizados por ela, pelo nome ou localização geográfica. Isto favorece também o alcance a outras plataformas onde a empresa está, como o site e suas redes sociais.

Um dos grandes fatores que contribuem para que uma empresa esteja no topo da pesquisa, são as avaliações. A exposição de depoimentos quando positivos no perfil geram oportunidades para a geração de novos negócios e para atrair ainda mais clientes a partir do consenso social.

Contudo, vale ressaltar que as provas sociais positivas surgem quando são proporcionadas aos usuários uma boa experiência em toda a sua trajetória, indo desde o atendimento ao término da compra. Portanto, comentários positivos são apenas reflexo de um serviço de qualidade e de uma boa assistência ao cliente.

A partir disso, nota-se que a prova social demonstra aos possíveis consumidores ou leads que pessoas que estão desfrutando dos serviços prestados estão contentes com os resultados obtidos. Nesse sentido, ela age de modo a causar uma sensação de pertencimento em grupos de pessoas que compartilham de um interesse em comum, torna as empresas mais credíveis porque, por definição, a prova social vem dos clientes, e à medida que a confiança na publicidade tradicional diminui, essas vozes costumam ser mais importantes e ter mais peso do que a mensagem da própria corporação. Segundo o próprio Google, “Empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

No próximo tópico você vai conferir uma dica para captar mais avaliações para sua empresa.

 

Placa Pix
Figura 02: Placa de gerenciamento de informações via QR Code

Dica para usar o Google Meu Negócio a favor da sua empresa

Por padrão, quem tem as configurações de localização e um e-mail do Gmail ativado no dispositivo móvel, ao se deslocar em sua região recebe notificações para avaliar um estabelecimento que tenha visitado. Mas, conforme pesquisas, as pessoas têm por hábito avaliar mais as empresas quando se tem uma experiência ruim e não o contrário.

Por isso, escolher um recurso que facilite a interação com seu cliente no ambiente físico da sua empresa pode ser uma ótima opção para ter resultados positivos, e a placa de gerenciamento de informações via Qr Code é uma ótima dica.

Placa de gerenciamento de informações via QR Code:

Uma das maneiras de conseguir avaliações e ainda facilitar a rotina dos clientes na hora do pagamento, é utilizando plaquinhas personalizadas com Códigos QR que podem ser lidos por qualquer celular, além de simplificar o processo, moderniza e serve de rotas para outras redes no qual o estabelecimento tenha presença, como mostra a Figura 02.

Quer confeccionar a sua placa personalizada? Segue na leitura, pois disponibilizamos o template gratuito para você.

Medidas do template e arquivos gratuitos para personalização:

A Placa, assim como outras placas que fazem parte da comunicação visual de uma empresa, podem ter diferentes modelos, formatos e materiais. No momento da escolha de cada um, tenha atenção onde ela será exposta, e o nível de conforto que os clientes podem ter.

Caso desejar fazer uso do modelo apresentado na Figura 02 desta publicação, você pode baixar gratuitamente e editá-lo para uso próprio no formato .pptx (PowerPoint) ou .psd (Arquivo Photoshop) nos botões disponíveis abaixo:

 

O modelo conta com dimensões 25×15 cm e custo de aproximadamente R$ 25,00. Mas existe outros modelos que vai dos clássicos ao mais sofisticados com valores diversos.

Como fazer as modificações no template?

Ao baixar o modelo, você poderá (e deve) fazer as alterações nos códigos QR e verificar seu bom e pleno funcionamento antes de imprimir. Além disso, é importante verificar também se as informações estão corretas.

Para gerar o QR Code para pagamentos PIX, você pode utilizar do site Gerar Pix, basta informar suas informações de pagamentos, como o CNPJ ou email institucional, baixar o QR Code e aplicá-lo ao modelo, acesse: https://www.gerarpix.com.br

Quanto ao Qr Code de avaliação do Google e Instagram, você só precisa informar o link do seu perfil no site da Nuvem Shop, baixar o QR Code e aplica-lo ao modelo, para isso, acesse: https://www.nuvemshop.com.br/ferramentas/gerador-qrcode

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Oséias Gomes

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