Você sabe como preparar uma estrutura de Ti ?

Com a intensa adesão a tecnologia nos últimos anos, a estrutura da TI no espaço corporativo deixou de ser detalhe.

A estrutura de TI só servirá adequadamente aos propósitos de sua empresa se houver um ambiente com condições técnicas favoráveis. Sempre recomendamos a qualquer empresário, que antes de assinar um contrato de locação ou comprar um imóvel para seu negócio, avalie se há uma boa infraestrutura de telecomunicações.

Mas hoje é um grande desafio encontrar lugares que tenham uma boa internet, ou até mesmo telefonia, com valores aceitáveis.

Você sabe do que é preciso para está estrutura?

Sabe o que a sua empresa precisa?

Confira os pontos mais importantes para você conversar com seu funcionário ou com a empresa prestadora de serviço de TI:

Instalações Elétricas: Verifique se o espaço oferece o consumo de eletricidade necessária e com segurança para proteger seus equipamentos, e providencie fontes de alimentação (UPS – Uninterruptible power supply / nobreaks) que evitem interrupções abruptas da energia.  A estrutura elétrica dever ser dimensionada para atender às demandas de um local com consumo elétrico razoável.

Faça boas aquisições: planeje a compra de equipamentos (hardware), servidores, programas (softwares) e sistemas operacionais que sejam compatíveis entre si e encontrando um ponto de equilíbrio entre o desempenho desejado e o orçamento disponível.

Resguarde seus recursos tecnológicos: providencie racks e prateleiras para acomodar seus equipamentos e os servidores locais (se houver) de forma adequada, e evite deixar os cabos emaranhados nos chão pendurando-os na parede na forma de molhos.

Pesquise eficiência na disponibilidade dos dados: garanta a distribuição do sinal da Rede Wi-Fi para todos os departamentos e seus usuários, bem como, a qualidade de acesso e transferência de dados entre equipamentos e servidores.

Investimento na segurança é primordial: instale, configure e mantenha ativado o antivírus e o firewall. Além disso, controle os acessos das máquinas e da rede, leitura de dispositivos externos (pen drive, CDs, HDs externos e outros) e faça backups dos arquivos com frequência em locais diferentes da fonte original.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *