Sabe como proteger seu ambiente de TI?

A ampla adoção da tecnologia na operacionalização dos modelos de negócios, fez dos equipamentos de informática e dos dados por eles armazenados e executados, o principal ativo das empresas.

Por outro lado, com o constante aparecimento de novas ameaças virtuais, tornou-se imprescindível que os donos de empresas, juntos de seus gestores, desenvolvedores e usuários, pensem em estratégias focadas na proteção do ambiente de TI.

Apesar de existir diversas soluções eficientes, completas e de alta complexidade para combater a ação de códigos ou programas suspeitos, infelizmente não resolve a vulnerabilidade deixado por usuários e tão explorado pelos hackers. Como resolver esse problema?

A solução é simples: aposte no básico

Qualquer solução de segurança, seja de firewall e/ou antivírus, é preciso de cuidados básicos quanto ao uso dos equipamentos de informática que geralmente são negligenciados no dia-a-dia.   

Confira os pontos principais levantados por nossos especialistas para você compartilhar com todos em sua empresa:

 Use senhas fortes:
Mescle números, letras e caracteres especiais com sentenças completas para dificultar a interceptação da senha por terceiros, e nunca utilize a mesma combinação para outros os acessos.

Prefira conexões seguras:
Quando se registrar, fazer compras ou transações em um site, fique atento se o mesmo possui a certificação de segurança. Basta verificar se o “https://” aparece no início do endereço (link) da página.

Configure ações de segurança:
Mantenha ativado e configure a atualização automática de seu antivírus e do sistema operacional para evitar perdas, infecções e, principalmente, o vazamento dos dados confidenciais e vitais ao seu negócio.

Controle os acessos na máquina:
Limite as permissões de usuários que não são administradores, configure a verificação automática de vírus no uso de mídias ou dispositivos externos (ex: pen drives, CDs, HD externo e outros) e defina uma data de expiração para as senhas de acesso aos seus equipamentos.

Proteja dados sensíveis:
Faça backup de todos os arquivos importantes e os armazene em dois canais diferentes, um deles de preferência na nuvem para garantir que estes fiquem intactos e acessíveis.

 Gostou?

Deixe seu comentários e não se esqueça de compartilhar a matéria para ajudar outras pessoas!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *